Um ensino com qualidade, que busca formar cidadãos capazes de intervirem criticamente na realidade para transformá-la deve contemplar o desenvolvimento de capacidades que possibilitem adaptações às complexas condições alternativas de trabalho, além de lidar com produção e circulação de novos conhecimentos e informações que têm sido avassaladores e crescentes. Através de sua especialização profissional o educador buscará atender de maneira prática e realista as deficiências educacionais apresentadas, principalmente no que se refere aos novos recursos tecnológicos.
A relação entre educação, escola e sociedade é alvo de uma transformação contínua. A função do educador é mediar a aprendizagem permitindo ao educando não apenas a interpretação da realidade, mas interagir com ela de forma consciente, crítica e produtiva.
Segundo FREIRE(1979,p.39) "O homem está no mundo e com o mundo [...] isto o torna um ser capaz de relacionar-se; de sair de si; de projetar-se nos outros, de transceder." Assim sendo, nesta era de mudanças criam-se muitas expectativas sobre o professor, onde o reportam como: acolhedor da diversidade, aberto às inovações, comprometido com a aprendizagem, solícito aos alunos. É um agente mediador dentro do processo educacional que propicia a contextualização entre o conteúdo de sala e as reais necessidades sociais.
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