Trabalhar com Literatura na escola é promover a aprendizagem que sirva para a constituição de sujeitos que simplesmente não pertençam a uma sociedade, porém a questiona e a transforma. É no encontro com qualquer forma de Literatura que os homens têm a oportunidade de ampliar, transformar ou enriquecer sua própria experiência de vida. Nesse sentido, a Literatura apresenta-se não só como veículo de manifestação de cultura, mas também de ideologias.
Luzia Bomtempo (2000) diz que:
“ A história é uma atividade que se presta muito para desenvolver na criança a sua capacidade de ouvir, acompanhar a seqüência lógica dos fatos da narrativa, procurando compreender o enredo. É uma atividade que enleva, atrai, dá alegria e atende, ainda, à necessidade infantil da fantasia, encantamento, além de enriquecer o vocabulário, pelo contato com a modalidade culta e sofisticada do idioma, de forma agradável.”
Desta forma, através das contagens de estórias pelos alunos e professor, buscaremos propiciar um momento prazeroso da leitura e da aprendizagem, além de desenvolver um ambiente agradável e amigável na escola.
2- Objetivo Geral
3- Objetivos Específicos
· Incentivar a leitura de diferentes literaturas.
· Aprimorar a expressão oral, corporal e escrita.
· Desenvolver a criatividade e estimular hábitos de boa conduta.
4- Metodologia
· A professora da sala de aula inicialmente contará sua estória através das sombras e posteriormente a cada dia da semana, solicitará que um aluno conte uma estória.
· Ao término de cada semana, os alunos irão recontar uma das estórias lidas através da escrita e ilustrações, dando início a elaboração de um livrinho de recontagem.
· Após a leitura realizada por todos os alunos faremos uma salada de estórias que será encenada.
5- Recursos
- Obras Literárias( Contos, Fábulas e etc.)
- Retroprojetor
- Papel sulfite
- Papel microondulado
6- Avaliação
7- Referências Bibliográficas
Bomtempo, Luzia. De olho nas páginas dos livros.Revista AMAE educando, junho de 2000.
Projeto da leitura.
Disponível
A Execução
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