quinta-feira, 12 de agosto de 2010

PROJETO: Aprimorar, incentivar a imaginação e leitura através de recontagens de estórias

             A leitura permite ao leitor manipular o próprio tempo, envolvendo-o em idéias e acontecimentos que o fazem interagir com o mundo de forma atraente. A escola representa a oportunidade de ler que muitas crianças têm. É necessário, portanto, propiciar nas salas de aula e na biblioteca a dinamização da cultura viva, diversificada e criativa que representa o conjunto de forma de pensar, agir e sentir.
            Trabalhar com Literatura na escola é promover a aprendizagem que sirva para a constituição de sujeitos que simplesmente não pertençam a uma sociedade, porém a questiona e a transforma. É no encontro com qualquer forma de Literatura que os homens têm a oportunidade de ampliar, transformar ou enriquecer sua própria experiência de vida. Nesse sentido, a Literatura apresenta-se não só como veículo de manifestação de cultura, mas também de ideologias.
            Luzia Bomtempo (2000) diz que:

“ A história é uma atividade que se presta muito para desenvolver na criança a sua capacidade de ouvir, acompanhar a seqüência lógica dos fatos da narrativa, procurando compreender o enredo. É uma atividade que enleva, atrai, dá alegria e atende, ainda, à necessidade infantil da fantasia, encantamento, além de enriquecer o vocabulário, pelo contato com a modalidade culta e sofisticada do idioma, de forma agradável.”
Desta forma, através das contagens de estórias pelos alunos e professor,  buscaremos propiciar um  momento prazeroso da leitura e da aprendizagem, além de desenvolver um ambiente agradável e amigável  na escola.
2- Objetivo Geral


  •  Promover um momento prazeroso da leitura, possibilitando aos alunos  uma aprendizagem significativa através do lúdico.


3- Objetivos Específicos

·        Incentivar a leitura de diferentes literaturas.
·        Aprimorar a expressão oral, corporal e escrita.
·        Desenvolver a criatividade e estimular hábitos de boa conduta.
4- Metodologia

·        A professora da sala de aula inicialmente contará sua estória através das sombras e posteriormente a cada dia da semana, solicitará que um aluno conte uma estória.
·        Ao término de cada semana, os alunos irão recontar uma das estórias lidas através da escrita e ilustrações, dando início a elaboração de um livrinho de recontagem.
·        Após a leitura realizada por todos os alunos faremos uma salada de estórias que será encenada.
5- Recursos

  • Obras Literárias( Contos, Fábulas e etc.)
  • Retroprojetor
  • Papel sulfite
  • Papel microondulado

6- Avaliação
      A avaliação será realizada de forma contínua, observando a participação e interesse dos alunos mediante as recontagens das estórias, tanto feitas de forma oral como escrita.

7- Referências Bibliográficas
 Bomtempo, Luzia. De olho nas páginas dos livros.Revista AMAE educando, junho de 2000.
Projeto da leitura.
               Disponível


A Execução




 A execução do Projeto inicia-se com a contagem da estória: “Chapeuzinho Vermelho” pela professora através das sombras. Os alunos ficam agitados, mas prestam atenção no enredo, participando algumas vezes do roteiro, pois é uma estória bem conhecida por eles. No final da contagem, a professora mostra o livro e juntamente com os alunos faz os comentários. Por final combinam quem será o próximo contador.


Nenhum comentário:

Postar um comentário